CREDENCIAMENTO DOCENTE
A solicitação de credenciamento como Docente Permanente, Colaborador ou Visitante do PGH será feita pelo interessado, em fluxo contínuo, mediante processo administrativo dirigido ao CCD do PGH.
-
O número de Docentes Colaboradores não excederá 30% do número de Docentes Permanentes.
-
O número de Docentes Visitantes não excederá 20% do número de Docentes Permanentes.
-
Poderão fazer parte do Corpo Docente pesquisadores/as ligados a outras instituições de pesquisa e/ou de ensino superior do país ou do exterior até o limite de 30 % do total do Corpo Docente.
A solicitação de credenciamento como Docente Permanente, colaborador ou visitante será avaliada pelo CCD com base na produção bibliográfica e científica dos últimos três anos do pesquisador.
Para ingresso como Professor Permanente será exigida uma produção total (considerando o semestre da solicitação) igual ou superior a:
-
150 Pontos em artigos publicados em periódicos científicos, considerando a tabela Qualis Periódicos da Área de História da Capes.
-
3 produções técnicas, considerando comunicações científicas, organização de eventos, pareceres e relatórios, sendo, preferencialmente, uma por ano.
-
3 orientações de iniciação científica ou equivalente.
Para ingresso como Professor Colaborador será exigida uma média anual (considerando o ano da solicitação) igual ou superior a:
-
100 Pontos em artigos publicados em periódicos científicos, considerando a tabela Quais Periódicos da Área de História da Capes.
-
2 produções técnicas, considerando comunicações científicas, organização de eventos, pareceres e relatórios, preferencialmente em anos diferentes.
Para ingresso como Professor Visitante será exigida uma média anual (considerando o ano da solicitação) igual ou superior a:
-
50 Pontos em artigos publicados em periódicos científicos, considerando a tabela Qualis Periódicos da Área de História da Capes.
-
2 produções técnicas, considerando comunicações científicas, organização de eventos, pareceres e relatórios.
-
Plano de Trabalho para o período como Docente Visitante, explicitando o projeto de pesquisa e as produções técnicas e científicas que serão desenvolvidas.
RECREDENCIAMENTO DOCENTE
No semestre da divulgação dos resultados da avaliação da Pós-graduação realizada pela Capes, o CCD, ou comissão por ele designada, fará a avaliação de todos os docentes permanentes e colaboradores, podendo recredenciar, descredenciar ou mover entre as categorias.
O recredenciamento como Docente Permanente será avaliado pelo CCD, ou comissão por ele designada, com base na produção bibliográfica e científica dos últimos quatro anos do pesquisador, registrada na Plataforma Sucupira, sendo exigido o mínimo de:
-
200 Pontos em produção bibliográfica de artigos publicados em periódicos científicos, livros e/ou capítulos de livros, conforme avaliação quadrienal da Área de História da Capes.
-
3 produções técnicas, considerando comunicações científicas, organização de eventos, pareceres e relatórios, sendo, preferencialmente, uma por ano.
-
3 orientações de iniciação científica ou equivalente.