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DOCENTES

Abas primárias

O Corpo Docente do PGH é constituído por professores/as da UFRPE e de outras instituições (UPE, UFAL, UNICAP) com título de Doutor em História, ou em áreas afins, com atestada capacidade de pesquisa acadêmica. Os docentes do PGH são enquadrados nas seguintes categorias (definidas pela Portaria 2 de 04/01/2012 da CAPES):
  • Docentes Permanentes.
  • Docentes Colaboradores.
  • Docentes Visitantes.
Os Docentes Permanentes constituem o núcleo principal de pesquisadores do PGH. Os Docentes Permanentes têm como obrigações:
  • Ministrar ao menos uma disciplina por ano no PGH.
  • Desenvolver ao menos um projeto de pesquisa no PGH.
  • Orientar ao menos um aluno de pós-graduação do PGH.
  • Participar das comissões internas do PGH.
  • Manter produção técnico-científica constante.
Os Docentes Colaboradores são pesquisadores que desenvolvem atividades complementares do PGH. Os Docentes Colaboradores têm como compromissos:
  • Desenvolver atividades de ensino no PGH.
  • Participar de projetos de pesquisa no PGH.
  • Co-orientar alunos de pós-graduação do PGH.
  • Os Docentes Colaboradores corresponderão a no máximo 20% do total do Corpo Docente.
Os Professores Visitantes são aqueles que atuam no PGH por curto período de tempo, sem manterem vínculo institucional. Os Docentes Visitantes têm como compromisso:
  • Desenvolver atividades de ensino no PGH.
  • Desenvolver projetos de pesquisa no PGH.
  • Inclui-se nesta categoria quem realiza estágio de Pós-Doutorado.

DOCENTES PERMANENTES

APRESENTAÇÃO 

E-MAIL PARA CONTATO 

Alcileide Cabral do Nascimento

 

 

 

Pós-Doutora pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017), Pós-Doutora pela Unicamp-SP (2011) e Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em História e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou A Sorte dos Enjeitados: o combate ao infanticídio e a institucionalização da assistência às crianças abandonadas no Recife (1789-1832), Annablume, 2008; organizou Cultura, Gênero e História, Ed. UFPE,2008 e As Mulheres na Cidade do Recife (1870-1935), Ed UFRPE, 2015. Tem artigos publicados que tratam do abandono de crianças no Recife, das práticas infanticidas, da maternidade, de gênero e dos movimentos feministas no Recife. Os temas de pesquisa atuais: História do Movimento Feminista, Feminismos, Relações de Gênero,Maternidade, Infância e Políticas Públicas para Infância. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em Gênero (NUPEGE/UFRPE); integra o Grupo de Estudos em História Social e Cultural (GEHISC/UFRPE), integra o Gt de Relações de Gênero e Gt de Infância e da Juventude/ ANPUH PE. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

alcileide.cabral@gmail.com

Ana Lucia do Nascimento Oliveira

 

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em História com área de concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Doutorado em História com área de concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Pós-Doutor em História pela Faculdade de Letras do Porto - PT / FLUP (2016). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do conselho editorial da revista CLIO Arqueológica da Universidade Federal de Pernambuco e da Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em História, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história e patrimônio, história do brasil colonial, história de pernambuco, arqueologia histórica e arqueologia do NE do Brasil. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

ananascimentoufrpe@gmail.com

Bruno Martins Boto Leite

 

 

 

Terminou seus primeiros estudos no Lycée François Villon de Paris, França (segundo grau). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em história social pela UFRJ (2006) e Doutorado em história pelo Istituto Universitario Europeo de Florença, Itália (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura na época moderna (séculos XVI-XVIII), atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Intelectuais, História da filosofia e da ciência em Portugal e no Brasil da época moderna. além de trabalhar com História da Educação Jesuítica nos mesmos contextos. É professor adjunto de História Moderna do departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e membro permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

impetusfaciens@gmail.com

Bruno Romero Ferreira Miranda

Licenciado (2003) e mestre (2006) em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em História pela Universiteit Leiden, Países Baixos (2011). Professor Adjunto C, Nível 2, do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Editor da Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano desde 2014. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE. Tem experiência em pesquisa e docência na área de História, com ênfase em História do Brasil colonial, atuando principalmente nos seguintes temas/áreas: Pernambuco colonial, história indígena, história da expansão colonial neerlandesa, história militar, arquitetura militar (Séc. XV-XVIII) e paleografia neerlandesa e portuguesa (Séc. XVI-XVIII). (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

brunorfmiranda@gmail.com

Carlos André Silva de Moura

 

 

 

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE ? Campi Mata Norte) e docente permanente do Mestrado profissional em culturas africanas, da diáspora, e dos povos indígenas (PROCADI ? UPE). Pós-doutor em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio como Investigador Visitante Sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS - UL). Doutor em História na UNICAMP, com estágio doutoral como Investigador Visitante Júnior no ICS - UL, Mestre em História Social da Cultura Regional e graduado em Licenciatura em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professor do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE. É presidente da Comissão de Peritos em História e Arquivística para causa de Beatificação junto ao Vaticano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, História das Religiões, História Contemporânea, História do Portugal Republicano e História do Brasil Republicano. Atualmente se dedica a pesquisas sobre a História Cultural das Religiões, as histórias cruzadas entre intelectuais portugueses e brasileiros durantes o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX, as missões e diásporas religiosas em África, os espaços de sociabilidade e o ensino de história. É coordenador do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR), líder do Grupo de Pesquisa História das Religiões e Práticas Culturais (cadastrado no CNPq), membro da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. É membro e componente da atual direção (2015 - 2019) do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR). Avaliador Institucional e de Curso do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

carlos.andre@upe.br

Emanuela Sousa Ribeiro

 

Professora Associada do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pernambuco desde 2009. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Mestra em História, pela mesma Universidade (2003). Bacharel em História pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2016). Atua na área de Museologia, Patrimônio Cultural de C&T, Gestão Pública de Museus e do Patrimônio Cultural, Metodologia Científica. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

emanuelasousaribeiro@yahoo.com.br

Gian Carlo de Melo Silva

Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2005). Mestre em História Social da Cultura Regional pela mesma instituição (2008). Doutor em História do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014) e Professor Adjunto dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Também é professor permanente do PPGH da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Imperial atuando principalmente com os seguintes temas: História da Escravidão, História da Família, História das Mestiçagens, História do Cotidiano, Documentação Eclesiástica e História da Igreja Católica, Sociedade Colonial e Imperial. Possuí dissertação e doutorado com fontes eclesiásticas de batismos e casamentos, sobre o Pernambuco em fins do século XVIII e início do XIX. Desenvolve estudos sobre Alagoas através dos projetos de Pesquisas "História da Escravidão em Alagoas" que abrange os séculos XVIII e XIX. Leciona disciplinas de Brasil Colônia e Brasil Império no curso de Licenciatura e Bacharelado em História. Ainda é professor do curso de Lic. em Pedagogia - EAD - UAB, atuando nas disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de História I e II. Professor do Curso de Pós Graduação em História da UFAL, atuando na linha História Social. Foi coordenador do PPGH entre os anos de 2014 e 2017. Foi Coordenador do PIBID-História do Campus A.C. Simões entre os anos de 2013 e 2016. Líder do Grupo de Pesquisa NESEM (Núcleo de Estudos Sociedade, Escravidão e Mestiçagens - séc XVI-XIX). (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

giancmelo@gmail.com

Giselda Brito Silva

 

 

FORMAÇÃO: Graduada em Licenciatura em História pela UNICAP (1990), Mestre em História pela UFPE (1996), Doutora em História pela UFPE (2002) e Pós Doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL, 2011); - ATUAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA: Coordenadora da pós-Graduação (2006-2008) Coordenadora da Graduação (2012-2014) Coordenadora Pedagógica (Produção Material Didático para o EAD (2016-2017) - ATUAÇÃO NO ENSINO: Docente do Curso de Licenciatura em História (Presencial e a Distância) e da Pós-graduação em História no Departamento de História da UFRPE; - ATUAÇÃO NA PESQUISA E EXTENSÃO: PROJETO DE PESQUISA (2017-2019) - PROFESSORES ASSIMILADOS: a política educativa (colonial) do salazarismo e a formação de professores nas comunidades rurais de Angola (1933-1961) - ATUAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA: Grupo de pesquisa: História das Direitas e do Autoritarismo no Brasil e em Portugal - UFF Grupo de pesquisa: História, Ensino, Estudos Culturais e Sociais - UFCG Grupo de pesquisa: Histórias do Colonialismo e da Política Autoritária - UFRPE Membro do Instituto de Estudos da África (IEAf-UFPE). - PRODUÇÃO TÉCNICA: Parecerista de Revistas, Livros e Projetos na área de História e afins; Avaliadora de Curso e Institucional do INEP. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

giselda.brito@gmail.com

Gustavo Acioli Lopes

 

É graduado em História pela UPFE. Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008). Foi bolsista do Programa de Formação de Quadros do CEBRAP e bolsista da CAPES de pós-doutorado realizado na FFLCH/USP. É professor adjunto de História Econômica da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro colaborador do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil colônia, tráfico de escravos, economia atlântica moderna e economia colonial. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

gustavo.acioli@ufrpe.br

Jeannie da Silva Menezes

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1994) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), bem como o Mestrado em História também pela UFPE (2001). Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do conselho editorial da revista Sophie, além de integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em História da Cultura Regional. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, direito, justiça e burocracia. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

jeanniemenezes@gmail.com

Humberto da Silva Miranda

 

Possui graduação em História (2005) e mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Professor do Departamento de Educação da UFRPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e do Programa Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas. Integra a Comissão de Direitos Humanos da UFRPE e coordena o Programa Escola de Conselhos de Pernambuco/Laboratório de História das Infâncias do Nordeste, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco. Atua como vice-coordenador do GT Nacional História da Infância e da Juventude - Anpuh Brasil. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

humbertoufrpe@gmail.com

Maria Emilia Vasconcelos dos Santos

Pós-doutora em História pela UFPE (2017). Doutora em História Social (Unicamp, 2014). Mestra e Licenciada em História (UFPE, 2007 e 2003). Realizou Estágio Sanduíche no Exterior, na Vanderbilt University, com Bolsa CAPES. Professora de História da África da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social (LEPAM) e no Grupo de pesquisa O Mundo Atlântico, da UFPE. Faz parte do coletivo de mulheres intitulado Acadêmicas Negras e do NEAB UFRPE. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalhadores de engenhos, Abolição, Pós-Abolição, Relações de Gênero e Relações Étnico raciais. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

mariaemiliavas@hotmail.com

Mariana Albuquerque Dantas

Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui doutorado e mestrado na mesma área pela Universidade Federal Fluminense. A tese foi premiada em 2015 pelo Arquivo Nacional, sendo publicada com o título ?Dimensões da participação política indígena: Estado nacional e revoltas em Pernambuco e Alagoas, 1817-1848?. Desenvolve pesquisa sobre grupos indígenas no século XIX, enfocando dinâmicas sociais, reelaboração de identidades coletivas, estratégias indígenas, participação política, espaços informais de exercício da cidadania e formação do Estado nacional brasileiro. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

m_adantas@yahoo.com.br

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

 

Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduação em Graduação Sanduiche - Technische Universitat Berlin (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela USP (2009). Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE, atualmente como coordenadora substituta do PGH. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas:produção do espaço, dinâmica sócio-espacial, relação rural-urbano, espaços livres públicos, história das cidades e história da cidade do Recife. Líder do Grupo de Pesquisa "Produção do Espaço, Metropolização e Relação Rural-Urbano (GPRU)". Editora-Chefe do Periódico "Rural & Urbano". (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

mzerbone@hotmail.com

Natanael Duarte de Azevedo

 

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba. Possui o título de Mestre em Letras pelo mesmo Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Literatura e Linguística, com ênfase em História da Literatura e da Leitura, Linguística saussuriana, Psicanálise lacaniana e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura luso-brasileira do século XIX, movimentos de linguagem, cinema, linguística e psicanálise, sujeito. Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec) da Universidade Federal Rural do Pernambuco. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e, atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

 natanael.azevedo@ufrpe.br

Ricardo de Aguiar Pacheco

 

Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco lecionando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e no Programa de Pós-graduação em História. Possui Doutorado em História (2004), Mestrado em História (1998) e Licenciatura em História (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem pesquisas nas áreas de História e de Ensino com enfase na investigação das representações e práticas sociais da cultura política do Brasil republicano, em particular nas ações de proteção do patrimônio cultural e da memória social, suas interfaces com o ensino de história e da educação em museus. Atualmente é líder do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social, Coordenador do Projeto de Pesquisa Políticas de institucionalização do patrimônio: Velhas e novas práticas de preservação (financiamento FACEPE) e do Projeto de Divulgação Científica Exposição de Ciência e Tecnologia em Camaragibe (2014-2018) (financiamento CNPq). Desenvolve pesquisas, a ações de extensão e publicações acadêmicas voltadas aos temas da Memória Social e do Ensino de História em espaços formais e informais. Na gestão científica atuou como Supervisor da Área de Métodos e Técnicas de Ensino UFRPE (2009-2010 ); Coordenador Institucional do PIBID UFRPE (2009-2012); Coordenador do PGH UFRPE (2014-2018); Coordenador do Memorial da UFRPE (2016-2018); atualmente atua como Coordenador Adjunto da Área de História da Capes (2018-2020). (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019). 

ricardo.aguiar.pacheco@gmail.com

Suely Creusa Cordeiro de Almeida

 

 

 

Suely Creusa Cordeiro de Almeida é doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com bolsa sanduíche pela Universidade Clássica de Lisboa em 2003. Realizou o Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa em 2009. Integra o corpo docente da Graduação e Pós-Graduação do Curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. É autora de artigos e livros. Atualmente dedica-se ao estudo das dinâmicas sociais entre Pernambuco, África e Portugal no século XVIII.  (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

suealmeida.ufrpe@hotmail.com

Uiran Gebara da Silva

 

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2013). Professor de História Antiga da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi Pesquisador associado em pós-douramento da Universidade de São Paulo de janeiro de 2015 a maio de 2018. Foi Academic Visitor da Faculty of Classics da University of Oxford em 2016. Tem experiência na área de História Antiga, com ênfase em História de Roma e Antiguidade Tardia, atuando principalmente nos seguintes temas: História Agrária, Gália Tardo-romana, comunidades rurais, as revoltas rurais dos bagaudas e circunceliões, história vista de baixo. Atualmente tem trabalhado com arqueologia rural romana. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

uirangs@hotmail.com

Victor Hugo Abril

 

Professor Adjunto, Classe A, Nível 01, em Regime de Trabalho de 40 horas, com Dedicação Exclusiva, lotado no Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PGH - conceito CAPES 4) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), área de concentração em História Social. Atualmente, coordenador do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Faz parte do Grupo de Pesquisa NEIC (Núcleo de Estudos Impérios Coloniais) lotado na UFRPE. Também atua no grupo MANTO (Núcleo de Estudos Coloniais) lotado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Colaborador no site "Impressões Rebeldes". Atua nas áreas de História Moderna, Ibérica e Brasil Colonial, estudando governo, administração, elites coloniais, açúcar, escravismo, revoltas, motins, estrutura agrária e núcleos urbanos coloniais. É autor, entre outros títulos, Governança no Ultramar: Conflitos e Descaminhos no Rio de Janeiro (1725-1743) pela editora Paco; autor da tese de doutorado intitulada Governadores Interinos: Cotidiano Administrativo e Trajetórias no Rio de Janeiro (c.1705-c.1750), defendida em 2015 na Universidade Federal Fluminense (UFF). (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

victorhugo.abril@gmail.com

Vicentina Maria Ramires Borba

 

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e pós-doutorado em Linguística Aplicada na UECE, com estágio no Centre d'étude sur l'actuel et le Quotidien, na Université Paris Descartes - Sorbonne-Paris (2016). É professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lecionando nos cursos de Graduação e no Programa de Mestrado em História dessa Universidade. Desenvolve estudos relacionados a gêneros textuais, produção de textos, análise crítica de discursos, identidade de gêneros e prática pedagógica. Tem desenvolvido também pesquisas relacionadas à produção de discursos no meio urbano e rural, especialmente no contexto do trabalho feminino. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

vicentinaramires@gmail.com

Wellington Barbosa da Silva

 

 

Possui graduação (1992), mestrado (1996) e doutorado em História (2003) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando na Graduação e na Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, tendo como foco os seguintes temas de pesquisa: polícia, cotidiano, escravidão, cadeias e criminalidade. É membro associado da ANPUH - Associação Nacional de História e da SEO - Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. E líder do GEPHISO - Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

wellington.ufrpe@gmail.com

DOCENTES COLABORADORES

APRESENTAÇÃO 

E-MAIL PARA CONTATO 

José Maria Gomes de Souza Neto

 

Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte. Membro permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade de Pernambuco. Membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ministra as disciplinas de Antiguidade Pré-Clássica e Clássica. Líder do Leitorado Antiguo: grupo de ensino, pesquisa e extensão em História Antiga, dedica-se ao estudo da recepção da Antiguidade no mundo contemporâneo. É autor de Sonhos de Nabucodonosor (Edupe, 2014), e organizou as coletâneas Antigas Leituras: Diálogos entre a História e a Literatura (Edupe, 2012); Antigas Leituras: Visões da China Antiga (Unespar, 2014) e Antigas Leituras: Olhares do Presente ao Passado (Autografia, 2016). É co-autor do Pequeno Dicionário de Grandes Personagens Históricos (Alta Books, 2016). Traduziu O mundo completo da Mitologia Grega (Vozes, 2019). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História; literatura e História; civilização: conceitos e debates; Antiguidade e Ensino de História. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

zemariat@uol.com.br

Suely Cristina Albuquerque de Luna

 

 

 

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Especialização em Geoprocessamento aplicado à Cartografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Pós-Doutorado em Arqueologia, Cultura e Patrimônio pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, membro da comissão editorial da Revista Documentação e Memória do TJ-PE. Desenvolve pesquisas na área de Arqueologia Pré-colonial, Arqueologia Histórica, História de Pernambuco, História do Nordeste, Preservação do Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, tendo atuado em diversos estados do Brasil.Orientadora de trabalhos de conclusão de curso, de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), de bolsista de Iniciação Científica, de Iniciação Acadêmica e de Extensão. Atualmente é diretora do Departamento de História da UFRPE (2017-2021). (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

suely.luna@ufrpe.br

Tiago da Silva Cesar

 

 

 

Doutor em História pela Universidade de Córdoba, UCO, Espanha (2010). Título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2011). Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS (2014). Licenciado em História pela UNISINOS (2003). Tem formação teórica e prática na área da documentação digital e eletrônica, tendo trabalhado em arquivos históricos no Brasil e na Espanha. Dedica-se à história contemporânea do Brasil e da Espanha, com ênfase na história social das instituições punitivas, sistemas carcerários e polícia. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a formação da rede carcerária no Rio Grande do Sul e Pernambuco imperial (1850-1889). Professor do Curso de História da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição. Editor da revista História Unicap (ISSN 2359-2370), e da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (ISSN 2175-3423). Coordenador e professor da Especialização em História do Nordeste do Brasil (5ª, 6ª e 7ª Turma). Sócio da ANPUH desde 2012, e da Asociación de Estudios de Ciencias Sociales y Humanidades desde 2005. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

tiagocaesar@hotmail.com

DOCENTES VISITANTES APRESENTAÇÃO  E-MAIL PARA CONTATO 

Rozeane Porto Diniz

 

Pós- Doutoranda em História pela UFRPE. Doutora em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Mestra em História pela UFPB e em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Graduada em História pela UEPB. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela UFPB. Dedicada à pesquisas na área de História e Literatura, tem desenvolvido trabalhos com discussões voltadas para a história das mulheres e dos negros em Olivedos-PB (Farol de Joana Preta, Baile dos Mateus e produção cordelística de Manoel Limão), às discussões de gênero, sexualidade, patrimônio, memória, literatura de cordel dentro do contexto dos estudos culturais. Participa do Núcleo de Investigações e Intervenções em Tecnologias Sociais/NINETS, do Grupo de Pesquisa: Estudos de Gênero e de sexualidades, ambos da Universidade Estadual da Paraíba e do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social/LEPAM da UFRPE. (Informações extraídas do currículo lattes em outubro de 2019).

rozeane_porto@yahoo.com.br