Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos - GEPHISO


GEPHISO

O GEPHISO tem como objetivo fomentar a discussão e a produção historiográfica sobre o Brasil tendo como recorte cronológico o que se convencionou denominar de "longo século XIX", ou seja, o período que se estende desde as décadas finais do século XVIII até o final da República Velha. Para isso, nos propomos a reunir professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da UFRPE, da UFPE e da UFRN, além de estabelecer diálogo com pesquisadores de outras IES do Brasil, com o intuito de compartilhar experiências, realizar eventos científicos e divulgar os resultados de investigações desenvolvidas em suas respectivas instituições dentro do recorte espaço-temporal acima estabelecido.

Outras informações:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40450

- Instagram: @historia_do_oitocentos;

- Facebook: GEPHISO - Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos;

- YouTube: Diálogos com Clio (https://www.youtube.com/channel/UC-aOUT9H9rgrNC045eeHT6g).

Líder(es): Wellington Barbosa da Silva


História das Religiões e Práticas Culturais


Os membros do grupo têm realizado parcerias com instituições nacionais e internacionais, com a organização de eventos, publicações conjuntas e composição de atividades acadêmicas sobre as religiões e as práticas culturais. Nos últimos anos foram efetivados encontros científicos, publicação de livros autorais e coletâneas em editoras internacionais, além das divulgações acadêmicas em periódicos de impacto.

Maiores informações: 

https://lehrupe.webnode.com/#

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/474837

Líder(es): Carlos André Silva de Moura


História, Memória e Cultura Política (Séc.XX)


O Grupo desenvolve estudos e pesquisas da cultura e memória política nos governos democráticos e ditatoriais, ao longo do século XX; enfoca estudos sobre a organização das instituições e partidos políticos; os movimentos políticos, as lutas sociais, as reivindicações de grupos e associações; o estudo das biografias e memórias políticas; as ideologias e imaginários políticos que caracterizam os grupos de ¿esquerda¿, ¿direita¿ e ¿centro¿; a construção dos discursos na mídia e na propaganda política; as formas de lutas pelos direitos humanos e a constituição da cidadania; as formas de lutas das identidades e etnias; políticas públicas e ações afirmativas.

Outras informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39562

Líder(es): Giselda Brito Silva


Laboratório de Estudos da Linguagem, Literatura e História - LANGUE


O Laboratório de Estudos da Linguagem, Literatura e História (LANGUE) foi criado em 2016 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a coordenação do Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo e com participação de pesquisadores/as da UFRPE e de outras IES do Brasil. O Laboratório desenvolve atividades de pesquisa que tratam da historiografia da literatura brasileira nos séculos XIX e XX e das relações de linguagem, gênero e poder de grupos subalternos.

Mais informações: https://www.langueufrpe.com/

Líder(es): Natanael Duarte de Azevedo


Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memorial Social - LEPAM


Lepam

Espaço para desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão que explorem as relações entre Patrimônio Cultural e a Memória Social em diferentes campos do conhecimento: Educação, História, Linguagem, Artes e Museologia. Investiga as características particulares desses objetos conceituais; As relações que eles mantêm entre si; Seu papel na construção das identidades sociais. Já promoveu cursos de extensão Ciclo de Leituras em História Cultural (2012, 2013, 2014); Jornada de História Cultural (2012); Seminário de História Social da Cultura (2015, 2017) Exposição Museológica (2009, 2012, 2014); publicou diversos artigos científicos e comunicações em congressos. Atualmente desenvolve os projetos de pesquisa: Observatório do Ensino de História em Pernambuco (CAPES 49/2012); Expotec: Mostra de Ciência e Tecnologia de Camaragibe (CNPq Nº50/2012, nº46/2013, nº44/2014, nº20/2015); Ações educativas no Memorial da Medicina de Pernambuco (CNPq 85/2013; CNPq 43/2013; Facepe 20/2014).

Website: http://www.lepam.ufrpe.br

Líder(es): Ricardo de Aguiar Pacheco


Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre a Antiguidade - LEIA


logo com safo e princesa leia


Este grupo de pesquisa consiste em um espaço plural de pesquisas e ensino sobre sociedades e culturas do Mediterrâneo antigo, do Antigo oriente e da África antiga realizados em Pernambuco. Pensamos o campo de estudos da Antiguidade como uma área que deve deixar de reproduzir concepções eurocêntricas, buscar se desocidentalizar e problematizar o orientalismo que por muito tempo a constituiu, de forma a entender cada vez mais como um passado compartilhado dos três continentes afroeurasianos. Nosso objetivo é por meio de estudos da Economia, da Cultura e da Política, desembranquecer e descolonizar esse passado, o que tem implicações cruciais para a maneira como Histórias Globais são pensadas regional, nacional e internacionalmente. Essa perspectiva permite criar conexões e identificações entre este passado distante e nosso presente que escapam à via exclusiva do "legado europeu" e que dialogam com a compreensão de tais legados como tradições inventadas.

Contato: uiran.silva@ufrpe.br

Endereço do espelho do grupo no Diretório do CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6156293698489084

Líder(es): Uiran Gebara da Silva


Laboratório de História das Infâncias - LAHIN


logo

O Laboratório de História das Infâncias do Nordeste - LAHIN - foi criado em 2015 no contexto das comemorações pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, numa ação do Projeto 25 Anos do ECA: Conquistas e Desafios, com financiamento da Petrobrás.Este laboratório tem produzido um acervo de depoimentos orais de militantes e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (educadores sociais, assistentes sociais, juízes, promotores e militantes que atuam em diversos seguimentos da área dos direitos humanos), com recorte geopolítico dos nove estados do Nordeste do Brasil.O Laboratório também vem desenvolvendo ações de preservação do acervo das fontes orais e escritas, buscando compreender a prática preservacionista para além das técnicas tradicionais de salvaguarda, apostando na divulgação de seu acervo através de seminários e da implantação da Biblioteca Virtual da Escola de Conselhos de Pernambuco.
 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5046959007393448

Telefone: (81) 3320-5494

Contato do grupo: lahinufrpe@gmail.com

Website:www.escoladeconselhospe.com.br

 

Líder(es): Humberto da Silva Miranda


NEPARQ - Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica


 

logo

 

O Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPARQ) do Departamento de História da UFRPE, recentemente, teve certificado seu grupo de pesquisa junto ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/789092), e agora formaliza suas principais linhas de pesquisa: Arqueologia Indígena; Arqueologia Histórica; Patrimônio, Memória e Ensino; e Bioarqueologia e Zooarqueologia. Fundado em 2003 pelas Profas. Dras. Suely Cristina Albuquerque de Luna e Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, o Núcleo hoje conta também com a coordenação da Profa. Dra. Caroline Borges. As três trabalham nos projetos arqueológicos de pesquisa e nas atividades de ensino e extensão, além de atuarem na graduação e pós-graduação 

O NEPARQ atua em projetos arqueológicos de grande importância para o estado de Pernambuco e para o Nordeste há 20 anos e, nesse tempo de funcionamento, através do diálogo entre Arqueologia e História, tem desenvolvido pesquisas com base na cultura material e realizado a divulgação desse patrimônio arqueológico, além de colaborar com a formação dos discentes do Departamento de História e da Pós-graduação em História da UFRPE e receber estudantes e pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras. Entre os projetos de pesquisa de maior destaque estão os trabalhos de salvamento arqueológico da Refinaria de Abreu e Lima, localizada em Ipojuca (PE), e, mais recentemente, a escavação e os estudos realizados no sítio arqueológico do Pilar, no Bairro do Recife (PE), incluindo um grande cemitério colonial. Na área de ensino e extensão, além das formações oferecidas aos discentes da UFRPE e das ações de Educação Patrimonial com comunidades escolares, destaca-se o projeto “Expondo Cultura”, uma exposição montada em um ônibus-museu itinerante que viajou por vários municípios de Pernambuco e de outros estados do Nordeste, apresentando o acervo arqueológico do NEPARQ e sua importância histórica.

O grupo de pesquisa do NEPARQ, que possui mais de 20 membros, é formado por discentes e docentes da UFRPE, mas também pesquisadores de instituições parceiras, entre elas a UFPI, a UFPE, USF (EUA) e Université Sorbonne Paris Nord (França), e financiamento de projetos pela FADURPE, FACEPE e CNPq, e continua aberto a receber pesquisadores das mais diversas áreas.  

Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail neparq.dehist@ufrpe.br

Líder(es): Caroline Borges


Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas-NEPHECs


logo

O NEPHECs tem por finalidade atuar na formação de professores(as)/ pesquisadores(as) ao desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de História e Educação, congregando toda comunidade acadêmica e os docentes e técnicos da Educação Básica que se interessem e/ou tenham atividades relacionadas aos campos: Formação de Professores, Didática da História, Avaliação da Aprendizagem, Currículo, História das Disciplinas Escolares, Produção e Difusão do Conhecimento Histórico. tem por objetivo incentivar, promover, reunir, produzir e divulgar estudos quantitativos e qualitativos que problematizem questões relacionadas ao Ensino de História, Aprendizagem Histórica, Avaliação da Aprendizagem, Currículo de História, Produção e usos de Materiais Didáticos e História das Instituições Escolares e Práticas Educativas da disciplina de História.

Telefone: (81) 98618-3592

Contato do grupo: julianadeandrade.ufrpe@gmail.com

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2040696676398491

Líder

Líder(es): Juliana Alves de Andrade


Núcleo de Estudos Impérios Coloniais - NEIC


NEIC

A criação desse grupo de pesquisa tem como objetivo preencher uma lacuna no que tange aos estudos do mundo criado pela Expansão Ultramarina e que também hoje se convencionou chamar de Mundo Atlântico. A proposta entende que no que concerne à História do Brasil e especificamente de Pernambuco, estão vinculadas a processos mais amplos que as conecta com a História de um mundo alargado tocado pela cultura ibérica. Nossa proposta é de estabelecer diálogo com pesquisadores de outras IES do Brasil que estejam interessados em discutir pesquisas que congreguem temas como: histórias de vida, culturas e idéias que circularam entre as margens do Atlântico no período que engloba principalmente os séculos XVI ao XIX. Os pesquisadores que estão articulados ao grupo em seus projetos individuais estão inseridos na chamada " Nova História Social e Cultural" mantendo um diálogo com a Antropologia. Pretendemos promover encontros científicos, publicar artigos e livros sobre os temas abordados.

Contato do grupo: neic.ufrpe@gmail.com

Website: www.lh.ufrpe/neic/

Líder(es): Bruno Romero Ferreira Miranda, Mariana Albuquerque Dantas