Inserção Social

Os pesquisdores do PGH desenvolvem projetos e ações de forte inserção social.

Abaixo listamos algumas ações relevantes;

Expondo Cultura: patrimônio arqueológico de Pernambuco

O projeto de pesquisa e extensão universitária Expondo Cultura: patrimônio arqueológico de Pernambuco é uma exposição itinerante dentro de um ônibus que ocorre desde 2002 como resultado de uma parceria entre a UFRPE e a Petrobras.

Expotec: Exposição de Tecnologia de Ciência de Camaragibe

Exposição de Tecnologia de Ciência de Camaragibe – EXPOTEC se caracteriza como a exposição de ciências do Município de Camaragibe/PE que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento do ensino científico na educação básica do município.

PIBICEM UFRPE

A área de História atua no Programa de Iniciação a Docência através dos graduandos bolsistas de iniciação à docência sob a supervisão de professores da educação básica em 07 escolas da rede estadual de ensino do Estado de Pernambuco com a coordenação de professores que atuam na UFRPE. Nelas, a área vem desenvolvendo projetos interdisciplinares tais como o Clube de História e Música e as Oficinas de Educação Patrimonial, realizadas na Escola Ginásio Pernambucano; Oficinas interdisciplinares de História e Direitos Humanos, na Escola Cândido Duarte; a Manhã de Autógrafos, na Escola Dom Bosco, nas quais articula atividades de ensino-pesquisa-extensão com as de Letras, Biologia e Educação Física. Os bolsistas também realizam intervenções em sala de aula e monitoram a reestruturação de laboratórios e bibliotecas nas escolas. A área atua ainda no evento acadêmico promovido pelo programa, o SID (Semana de Iniciação à Docência) que tem aprimorado o intercâmbio entre a educação básica e a universidade.

PIBIC UFRPE