LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA DO MUNDO MODERNO

Dentro do processo de ampliação planejado para o ano de 2017 o PGH UFRPE abre a linha de pesquisa História do Mundo Moderno. A linha surge da produção qualificada do grupo de docentes que se dedicam a este período histórico.

LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA DO MUNDO MODERNO

Desde o início da modernidade, é possível identificar processos e situações que envolveram as quatro partes do mundo. Nesta perspectiva, propomos investigar as interferências do processo histórico mais amplo nos mundos americanos coloniais, explorando as dinâmicas de circulação de pessoas, ideias e bens por diferentes parte do mundo. Também é nossa intenção analisar as conexões transcontinentais e seus impactos na formação das sociedades que estiveram relacionadas aos primeiros passos de um processo de mundialização, e suas bases políticas, administrativas, econômicas, científicas, religiosas e culturais. Nosso objetivo é estudar os fenômenos históricos dos mundos e tempos modernos, questionando em que medida eles combinam aspectos e especificidades locais e globais, em que medida promovem a aproximação entre o individual e o coletivo.

De forma particular, deseja investigar questões relativas ao comércio atlântico; aos modos de administrar as instituições civis e religiosas, bem como as expressões das culturas políticas que as alicerçavam; as guerras coloniais e suas demandas; as controvérsias de natureza teológica e científica e o lugar do poder civil e religioso num mundo marcado pelo movimento.

São docentes da linha de pesquisa História do Mundo Moderno:

Prof. Bruno Miranda (UFRPE)

Prof. Gustavo Acioly (UFRPE)

Profª Kalina Vanderlei (UPE),

Profª Jeannie da Silva Menezes (UFRPE),

ProfªSuely Creusa Cordeiro de Almeida (UFRPE)

Prof. Gian Carlo de Mello (UFAL)