Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Revista Rural & Urbano: v. 5, n. 1 (2020) | Programa de Pós-graduação em História

Revista Rural & Urbano: v. 5, n. 1 (2020)

Image:
Body:

A revista Revista Rural & Urbano acaba de publicar seu último número, disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/ruralurbano. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,

Profª Dra. Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

Profa. Dra. Maria Rita Machado

v. 5, n. 1 (2020)

Editorial

Essa edição da Revista Rural & Urbano apresenta a diversidade de possibilidades de se tratar essa temática multidisciplinar, a qual pode ser analisada em diferentes contextos e perspectivas, tomando por base distintos métodos científicos e metodologias. São abordadas questões urbanas, rurais, rurais-urbanas, econômicas, culturais e etnográficas. A contribuição dos autores vem no sentido de ampliar o debate referente a esta realidade complexa e muitas vezes contraditória.

O primeiro artigo “A protoverticalização na região administrativa norte de Natal-RN” parte de uma abordagem sobre o urbano, em que se analisa a expansão do processo de verticalização na periferia de Natal – RN. Essa expansão pautada na protoverticalização tem ocasionado a transformação na paisagem do Setor Administrativo Norte de Natal, trazendo novos conteúdos do processo de reprodução do capital através da produção do espaço.

O segundo artigo “As relações rurais e urbanas no povoado Lagoa de Juazeiro – BA” discute teoricamente as atuais concepções e relações acerca do rural-urbano, tomando como estudo de caso para análise o povoado de Lagoa do Juazeiro na Bahia. São analisadas as condições de vida desta população neste povoado a partir da disponibilidade de infraestrutura e serviços públicos, como também as relações sociais que se estabelecem, tendo em vista a presença do urbano em um espaço considerado rural.

O terceiro artigo “As transformações socioeconômicas decorrentes da confecção do jeans na cidade de Surubim – Pernambuco” aborda as transformações socioeconômicas em um município do agreste pernambucano em função de desenvolvimento do ramo têxtil. É interessante destacar que o município tem como principais atividades econômicas o comércio e a pecuária leiteira, mas a confecção passa a integrar a economia do município como atividade central. É a partir das relações de trabalho entorno da confecção do jeans que são analisadas neste artigo as recentes transformações socioeconômicas em Surubim.

O quarto artigo “Desenvolvimento local, participação, produtoras culturais colaborativas e movimento Conch@tiva: possíveis relações” busca relacionar as atividades culturais comunitárias desenvolvidas como o movimento Conch@tiva, na Universidade Federal de Pernambuco, como dinamizadoras de desenvolvimento local, através de processos colaborativos. Vale destacar que a posposição dessas atividades é feita por produtoras culturais colaborativas que utilizam as tecnologias sociais como ferramentas em busca de promover o desenvolvimento local a partir de atividades culturais para a comunidade universitária e do entorno da universidade.

O fechando essa edição, o quinto artigo “La “naturaleza” como aspiración: proyectos migratorios en la Paloma, Uruguay” analisa os movimentos migratórios recorrentes para a região de La Paloma no Uruguai. Essas migrações têm como motivação a busca pela qualidade de vida, pautada principalmente na ideia de proximidade da natureza. A discussão parte da concepção de “migrações por estilo de vida”. Percebe-se que a paisagem possui uma grande relevância nas escolhas dos migrantes, os quais buscam o idílico, que se aproxima do rural, porém não abrem mão da infraestrutura e dos serviços tipicamente urbanos. São relações contraditórias percebidas através do discurso dos migrantes que hoje habitam La Paloma.

E com muita satisfação convidamos vocês a lerem estes interessantes artigos que compõem a mais nova edição da Revista Rural & Urbano.

Profa. Dra. Mariana Zerbone A. de Albuquerque

Profa. Maria Rita Ivo de Melo Machado