cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing O PROGRAMA | Programa de Pós-graduação em História

O PROGRAMA

Abas primárias

HISTÓRICO DO PROGRAMA
 
O Programa de Pós-Graduação em História (PGH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) iniciou suas atividades em agosto de 2006 com o curso de Mestrado Acadêmico, tendo como Área de Concentração História Social da Cultura Regional. Situado em Recife, um dos territórios onde se deu o início da ocupação colonial portuguesa na América, o PGH busca se consolidar como um espaço de qualificação da produção historiográfica da região política e cultural que se reconhece como Pernambuco.
 
A construção do programa de pós-graduação se deu a partir do corpo docente ligado ao Curso de Licenciatura em História da UFRPE. Criada em 1989, a Licenciatura em História da UFRPE chegou ao século XXI com uma tradição consolidada na sociedade local. Sua trajetória está ligada, primeiro, ao fato de sempre ter proposto a formação em licenciatura, e não a dupla formação bacharel-licenciado, há muito tempo criticada e hoje impedida pela legislação que orienta os cursos de graduação. Em segundo lugar, por oferecer o curso no período noturno, incorporando um público mais maduro e preocupado com sua formação. Nesse curso noturno de licenciatura, muito embora a monografia seja uma disciplina optativa, a grande maioria dos alunos a realizam, produzindo trabalhos voltados a temas da história local, de suas comunidades e cidades de origem. Além do curso presencial, a UFRPE conta com  o curso de Licenciatura em História EaD. 
 
Os discentes formados por esses dois cursos compõem o principal público do PGH. A estes devem ser somados os egressos dos cursos de História ofertados por outras 12 IES de Pernambuco, que procuram o PGH para realizar a pós-graduação. Egressos de cursos de graduação de outros estados tem mostrado cada vez mais interesse na formação ofertada pelo PGH-UFRPE, compondo o corpo discente do Programa. 
 
Com a ampliação da UFRPE dentro do programa de reestruturação universitária (REUNI), ao longo dos anos 2000, houve o ingresso de um conjunto de professores doutores em História e áreas afins na instituição. Isso possibilitou a reunião de um corpo de pesquisadores capazes de atuar na pós graduação.
 
Entre os anos de 2004 e 2006 foram oferecidos diversos cursos de pós-graduação lato sensu voltados a professores da educação básica. Foram ofertados os Curso de Especialização no Ensino de História, o Curso de Especialização em Ensino de História das Artes e o Curso de Especialização em História da Religião. Cada um desses atendeu a cerca de 200 alunos por ano, todos interessados em dar continuidade aos estudos, fazendo a Pós-graduação Stricto sensu.
 
Estes fatores – a ampliação dos cursos de graduação, constituição de um quadro de docentes qualificados e a demanda por cursos de pós-graduação – evidenciaram a possibilidade de construção do Programa de Pós-graduação em História na UFRPE. Assim, a proposta de criação do Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional (nomeclatura utilizada até dezembro de 2016) da UFRPE foi enviada à Capes em 2005 e aprovada pelo Ofício número 251-03/2006/CTC/CAPES, com atividades liberadas pelo Ofício COI/nº 181-05/2006, de 09 de agosto de 2006, da Capes, para funcionamento a partir de 01 de agosto de 2006. Com base nessas autorizações foi feita a seleção para a primeira turma do Curso de Mestrado do PGH, com ingresso no semestre 2006.2. Uma segunda turma ingressou em 2007.1. Desde então são feitas seleções anuais. 
 
Ao longo do quadriênio de 2013-2016, o PGH passou por siginificativos ajustes: um novo regimento foi aprovado,  docentes que não mantinham regularidade na produção bibliográfica foram descredenciados, o nome do programa foi alterado para  Programa de Pós-graduação em História (através do Ofício nº 182/2016-CAA I/CGAA/DAV/CAPES, de 14 de dezembro de 2016).  
 
No biênio de 2017- 2018, após quatro anos sem novos credenciamentos, houve o ingresso de 13 docentes no PGH. Oriundos de novas contratações da UFRPE, mas também de instituições de ensino superior próximas. 
 
Durante o ano de 2017, o PGH viveu a expectativa do resultado da avaliação quadrienal da CAPES que, divulgada em setembro, atribuiu ao programa a nota 4. Após esse resultado, o grupo de docentes se debruçou sobre a proposta de criação do curso de doutorado em história, a qual foi submetida à CAPES em outubro de 2017. Aprovado pela CAPES em outubro de 2018, o curso de doutorado teve suas atividades iniciadas em março de 2019, com o igresso da primeira turma, composta por 12 discentes, dos quais 4 são egressos do curso de mestrado do PGH.
 
 
NATUREZA DO PROGRAMA
 
O Programa de Pós-Graduação em História (PGH) é um órgão administrativo da Universidade Federal Rural de Pernambuco subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que segue as orientações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, as decisões dos Conselhos Superiores da UFRPE e as normativas legais relativas ao serviço público, ao ensino superior e ao ensino de pós-graduação no Brasil.
 
FINALIDADE DO PROGRAMA
 
O PGH visa oferecer cursos de Pós-Graduação stricto sensu que promovam a formação e a qualificação em alto nível de recursos humanos capazes de exercer atividades técnico-científicas, de pesquisa e de ensino em nível superior na área de História.
 
OBJETIVOS INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA
  1. Consolidar um espaço acadêmico propício ao desenvolvimento de pesquisas científicas no campo da História Social da Cultura, respeitando a flexibilidade teórica e diversidade temática.
  2. Investir no desenvolvimento intelectual de doutores/as pesquisadores/as no campo da História Social da Cultura.
  3. Formar em nível de pós-graduação stricto sensu recursos humanos capazes de desenvolver atividades de ensino superior em alto nível.
  4. Formar em nível de pós-graduação stricto sensu recursos humanos capazes de desenvolver pesquisas científicas relevantes para o avanço do conhecimento histórico.
  5. Formar em nível de pós-graduação stricto sensu recursos humanos capazes de desenvolver atividades de valorização e difusão da cultura regional.