Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos - GEPHISO


GEPHISO

O GEPHISO tem como objetivo fomentar a discussão e a produção historiográfica sobre o Brasil tendo como recorte cronológico o que se convencionou denominar de "longo século XIX", ou seja, o período que se estende desde as décadas finais do século XVIII até o final da República Velha. Para isso, nos propomos a reunir professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da UFRPE, da UFPE e da UFRN, além de estabelecer diálogo com pesquisadores de outras IES do Brasil, com o intuito de compartilhar experiências, realizar eventos científicos e divulgar os resultados de investigações desenvolvidas em suas respectivas instituições dentro do recorte espaço-temporal acima estabelecido.

Outras informações:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40450

- Instagram: @historia_do_oitocentos;

- Facebook: GEPHISO - Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos;

- YouTube: Diálogos com Clio (https://www.youtube.com/channel/UC-aOUT9H9rgrNC045eeHT6g).

Líder(es): Wellington Barbosa da Silva


História das Religiões e Práticas Culturais


Os membros do grupo têm realizado parcerias com instituições nacionais e internacionais, com a organização de eventos, publicações conjuntas e composição de atividades acadêmicas sobre as religiões e as práticas culturais. Nos últimos anos foram efetivados encontros científicos, publicação de livros autorais e coletâneas em editoras internacionais, além das divulgações acadêmicas em periódicos de impacto.

Maiores informações: 

https://lehrupe.webnode.com/#

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/474837

Líder(es): Carlos André Silva de Moura


História, Memória e Cultura Política (Séc.XX)


O Grupo desenvolve estudos e pesquisas da cultura e memória política nos governos democráticos e ditatoriais, ao longo do século XX; enfoca estudos sobre a organização das instituições e partidos políticos; os movimentos políticos, as lutas sociais, as reivindicações de grupos e associações; o estudo das biografias e memórias políticas; as ideologias e imaginários políticos que caracterizam os grupos de ¿esquerda¿, ¿direita¿ e ¿centro¿; a construção dos discursos na mídia e na propaganda política; as formas de lutas pelos direitos humanos e a constituição da cidadania; as formas de lutas das identidades e etnias; políticas públicas e ações afirmativas.

Outras informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39562

Líder(es): Giselda Brito Silva


Laboratório de Estudos da Linguagem, Literatura e História - LANGUE


O Laboratório de Estudos da Linguagem, Literatura e História (LANGUE) foi criado em 2016 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a coordenação do Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo e com participação de pesquisadores/as da UFRPE e de outras IES do Brasil. O Laboratório desenvolve atividades de pesquisa que tratam da historiografia da literatura brasileira nos séculos XIX e XX e das relações de linguagem, gênero e poder de grupos subalternos.

Mais informações: https://www.langueufrpe.com/

Líder(es): Natanael Duarte de Azevedo


Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memorial Social - LEPAM


Lepam

Espaço para desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão que explorem as relações entre Patrimônio Cultural e a Memória Social em diferentes campos do conhecimento: Educação, História, Linguagem, Artes e Museologia. Investiga as características particulares desses objetos conceituais; As relações que eles mantêm entre si; Seu papel na construção das identidades sociais. Já promoveu cursos de extensão Ciclo de Leituras em História Cultural (2012, 2013, 2014); Jornada de História Cultural (2012); Seminário de História Social da Cultura (2015, 2017) Exposição Museológica (2009, 2012, 2014); publicou diversos artigos científicos e comunicações em congressos. Atualmente desenvolve os projetos de pesquisa: Observatório do Ensino de História em Pernambuco (CAPES 49/2012); Expotec: Mostra de Ciência e Tecnologia de Camaragibe (CNPq Nº50/2012, nº46/2013, nº44/2014, nº20/2015); Ações educativas no Memorial da Medicina de Pernambuco (CNPq 85/2013; CNPq 43/2013; Facepe 20/2014).

Website: http://www.lepam.ufrpe.br

Líder(es): Ricardo de Aguiar Pacheco


Núcleo de Estudos Impérios Coloniais - NEIC


NEIC

A criação desse grupo de pesquisa tem como objetivo preencher uma lacuna no que tange aos estudos do mundo criado pela Expansão Ultramarina e que também hoje se convencionou chamar de Mundo Atlântico. A proposta entende que no que concerne à História do Brasil e especificamente de Pernambuco, estão vinculadas a processos mais amplos que as conecta com a História de um mundo alargado tocado pela cultura ibérica. Nossa proposta é de estabelecer diálogo com pesquisadores de outras IES do Brasil que estejam interessados em discutir pesquisas que congreguem temas como: histórias de vida, culturas e idéias que circularam entre as margens do Atlântico no período que engloba principalmente os séculos XVI ao XIX. Os pesquisadores que estão articulados ao grupo em seus projetos individuais estão inseridos na chamada " Nova História Social e Cultural" mantendo um diálogo com a Antropologia. Pretendemos promover encontros científicos, publicar artigos e livros sobre os temas abordados.

Contato do grupo: neic.ufrpe@gmail.com

Website: www.lh.ufrpe/neic/

Líder(es): Bruno Romero Ferreira Miranda, Mariana Albuquerque Dantas


Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero - NUPEGE


NUPEGE

Objetos de interesses: O NUPEGE reúne pesquisador@s, professor@s, estudantes de diferentes Instituições de Ensino Superior que se propõem a trabalhar com a temática de gênero e da diversidade, definindo para isso um programa de atividades que inclui: a. Promoção de palestras, oficinas, mini-cursos, seminários e pesquisas, bem como de intercâmbios e parcerias entre pesquisador@s, estudantes, especialistas, profissionais, núcleos de pesquisa e integrantes de Organizações Não-Governamentais; b. Interação com os movimentos sociais que tenham como foco de suas atuações as temáticas de gênero e da diversidade; c. Participação ativa nas atividades, encontros e eventos promovidos pela ANPUH nacional e regional, bem como em outros eventos nacionais e internacionais onde a temática de gênero e da diversidade sejam centrais

 

Outras informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1827743315593855 

Líder(es): Alcileide Cabral do Nascimentoo


Produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano - GPRU


O grupo de pesquisa produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano tem por objetivo discutir e compreender a lógica de produção e reprodução do espaço partindo do entendimento do processo de metropolização e as novas configurações das relações entre o rural e o urbano. Ainda visa a elaboração de banco de dados composto de: documentos iconográficos, trabalhos monográficos, mapas, vídeos e a produção de artigos científicos; atendimento ao público em geral e a articulação entre pesquisadores e grupos de pesquisas desta e de outras instituições; trabalho de orientação para alunos de graduação de pós-graduação dos cursos de historia, ciências sociais, pedagogia e economia.

Outras informações:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39131

http://ruralurbanormr.blogspot.com.br/

Líder(es): Mariana Zerbone Alves de Albuquerque


TRAVESSIAS: Governança, Administração e Poder nas Américas (séculos XVI-XIX)


Travessias

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa há múltiplos significados para o verbete travessia: "1. ação ou efeito de atravessar uma região, um continente, um mar, etc; 2. ato de negociar ou vender na clandestinidade gêneros alimentícios ou outras mercadorias; 3. caminho longo ou ermo; 4. caminho percorrido pela embarcação em seu deslocamento entre dois pontos da superfície da terra". Partindo desta análise da multiplicidade de significados para o verbete foi criado o TRAVESSIAS, com o intuito de aprofundar os estudos sobre governança, política e administração nas Américas, entre os séculos XVI-XIX. Este grupo, compostos por linhas específicas vai fazer debates e análises sobre a configuração do poder nas Américas, em torno de instituições das mais variadas esferas. O Grupo conta com o apoio de pesquisadores de todos os recantos do país e também participações estrangeiras. Seja bem-vindo ao TRAVESSIAS. O grupo tem do quadro de docentes deste programa os professores deste programa: Victor Hugo Abril, Jeannie da Silva Menezes e Mariana Albuquerque Dantas. 

travessias.np@gmail.com

Líder(es): Victor Hugo Abril, Jeannie da Silva Menezes