logo

O Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPARQ) do Departamento de História da UFRPE, recentemente, teve certificado seu grupo de pesquisa junto ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/789092), e agora formaliza suas principais linhas de pesquisa: Arqueologia Indígena; Arqueologia Histórica; Patrimônio, Memória e Ensino; e Bioarqueologia e Zooarqueologia. Fundado em 2003 pelas Profas. Dras. Suely Cristina Albuquerque de Luna e Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, o Núcleo hoje conta também com a coordenação da Profa. Dra. Caroline Borges. As três trabalham nos projetos arqueológicos de pesquisa e nas atividades de ensino e extensão, além de atuarem na graduação e pós-graduação

O NEPARQ atua em projetos arqueológicos de grande importância para o estado de Pernambuco e para o Nordeste há 20 anos e, nesse tempo de funcionamento, através do diálogo entre Arqueologia e História, tem desenvolvido pesquisas com base na cultura material e realizado a divulgação desse patrimônio arqueológico, além de colaborar com a formação dos discentes do Departamento de História e da Pós-graduação em História da UFRPE e receber estudantes e pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras. Entre os projetos de pesquisa de maior destaque estão os trabalhos de salvamento arqueológico da Refinaria de Abreu e Lima, localizada em Ipojuca (PE), e, mais recentemente, a escavação e os estudos realizados no sítio arqueológico do Pilar, no Bairro do Recife (PE), incluindo um grande cemitério colonial. Na área de ensino e extensão, além das formações oferecidas aos discentes da UFRPE e das ações de Educação Patrimonial com comunidades escolares, destaca-se o projeto “Expondo Cultura”, uma exposição montada em um ônibus-museu itinerante que viajou por vários municípios de Pernambuco e de outros estados do Nordeste, apresentando o acervo arqueológico do NEPARQ e sua importância histórica.

O grupo de pesquisa do NEPARQ, que possui mais de 20 membros, é formado por discentes e docentes da UFRPE, mas também pesquisadores de instituições parceiras, entre elas a UFPI, a UFPE, USF (EUA) e Université Sorbonne Paris Nord (França), e financiamento de projetos pela FADURPE, FACEPE e CNPq, e continua aberto a receber pesquisadores das mais diversas áreas.

Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail neparq.dehist@ufrpe.br

Caroline Borges