
Prezados estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE,
Espero que estejam todos bem e motivados em suas jornadas acadêmicas. Reconhecemos os desafios impostos pelo atual cenário de restrições orçamentárias no Brasil, que impactam diretamente a disponibilidade de bolsas de estudo. Acreditamos que a busca pelo conhecimento é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Como o historiador Marc Bloch uma vez disse: "A incompreensão do presente nasce da ignorância do passado".
Gostaríamos de compartilhar informações importantes sobre a distribuição de bolsas para o ano de 2024:
- Bolsas CAPES Demanda Social:
- Mantivemos o quantitativo de 10 bolsas para o doutorado e 11 para o mestrado.
- Todas as bolsas estão atualmente ocupadas.
- O relatório da comissão de bolsas, disponível para consulta em nosso site, detalha as bolsas com previsão de vencimento em março de 2025 e nos anos seguintes, bem como a lista de prioridades para concessão.
- A distribuição das bolsas segue rigorosamente os critérios de ações afirmativas, PcD e ampla concorrência, conforme o regimento do programa, que permanece inalterado em relação ao ano anterior.
Compreendemos que o número de bolsas disponíveis ainda é insuficiente para atender a todos os nossos estudantes. No entanto, a coordenação do programa está empenhada em buscar alternativas e lutar pela ampliação desse quantitativo.
Além das bolsas CAPES, informamos que:
- Bolsas CNPq: O programa se inscreveu para concorrer às bolsas CNPq e em breve divulgaremos o resultado.
- Bolsas PRPG: A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) oferece bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica (com CadÚnico), ações afirmativas e pessoas com deficiência. A coordenação do programa tem participado ativamente dos processos seletivos e tem conseguido garantir pelo menos uma bolsa em cada chamada.
Para mais detalhes sobre o regimento, a distribuição de bolsas e o relatório da comissão, consulte os seguintes links:
Reconhecemos os desafios do presente, porém, seguiremos empenhados na busca por mais recursos e no fortalecimento do nosso programa. Acreditamos que, como disse o historiador Edward Carr: "A história é um diálogo interminável entre o passado e o presente".
Agradecemos a compreensão e o empenho de todos.